sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

… Com dignidade?

Seria preferível para toda a gente que Barack Obama quisesse, tentasse, terminar o seu (segundo e último, felizmente) mandato com dignidade. Porém, e pelo que tem sido possível constatar desde que Donald Trump foi eleito como seu sucessor na presidência dos Estados Unidos da América, isso não tem acontecido… e é pouco provável que tal se altere nos 21 dias que faltam até a Casa Branca passar a ter – finalmente! – um novo «inquilino».
A aparente cortesia, mesmo que constrangida, do encontro entre o Nº 44 e o Nº 45 na Casa Branca ocorrido a 10 de Novembro não demorou a ser atenuada e mesmo dissipada pelo (reprovável) comportamento posterior do presidente cessante. Que não se restringiu, como já referi, a concordar com a teoria conspiratória, (nem por isso) justificativa do fracasso de Hillary Clinton e do Partido Democrata, de que a Rússia havia de algum modo manipulado a votação – que suscitou, por parte de Barack Obama, um apelo à «acção» contra o Kremlin; inicialmente, tal concretizou-se num mero mostrar de «sentimentos» - sim, Vladimir Putin deve ter ficado a «tremer»! – mas que, ontem, passou para um conflito diplomático em larga escala e reminiscente dos «bons velhos tempos» da Guerra Fria, com o anúncio de sanções que incluem a expulsão de 35 russos dos EUA. O comportamento incluiu igualmente novas demonstrações da (nele) habitual fanfarronice, em especial afirmar que poderia ter derrotado o candidato do GOP se pudesse concorrer a um terceiro mandato! David Axelrod terá dado a melhor explicação para este continuado narcisismo, que é também uma recusa em encarar a realidade: o seu ex-chefe não aceita que o desfecho da corrida presidencial de 2016 tenha sido um «veredicto» - condenatório – dos seus oito anos enquanto comandante-em-chefe; no entanto, é evidente que foi. Além disso, BHO continua a queixar-se das – poucas – vozes nos media que ousaram criticá-lo com regularidade, em especial as na Fox News e Rush Limbaugh, apontando-as como autoras de uma personagem fictícia que ele não é, a tal ponto preponderantes no país que se tornaram inibidoras de um maior voto em Hillary Clinton e indutoras de ainda o verem como um «estrangeiro». Contudo, e o que não é novidade, não são unicamente os órgãos de comunicação social mais à direita que reprovam a atitude de Obama para com eles: ainda esta semana James Risen, jornalista do New York Times, voltou a afirmar que a actual administração tem sido a «mais anti-imprensa» desde Richard Nixon, algo que contradiz... «ligeiramente» a apreciação de Josh Earnest relativa ao seu chefe - este terá sido, supostamente, o presidente «mais transparente» de sempre!    
Outra demonstração de que o Sr. Hussein e os que lhe estão mais próximos como que vivem numa «bolha», separada da realidade vivida pela maioria dos cidadãos, está na declaração de Michelle Obama, em entrevista a Oprah Winfrey emitida a 16 de Dezembro, de que «agora sentimos como é não ter esperança» - que é como que o contraponto de outra (tristemente famosa) declaração da primeira-dama cessante… a de que, após o marido ter sido nomeado candidato à presidência pelo Partido Democrata, pela primeira vez sentira orgulho no seu país. Trump, que muito tem tentado (contra o seu próprio temperamento?) manter um «pacto de não-agressão» com os Obamas, desvalorizou (aparentemente) as palavras de Michelle, tendo assumido que elas se referiam «ao passado e não ao futuro». De qualquer forma, ela está errada, pois, após 8 de Novembro, vários sinais – incluindo índices económicos como valorização do dólar e cotações bolsistas – indicam exactamente o contrário, que as perspectivas de empreendedores e de consumidores são optimistas, positivas… e expressam esperança no futuro. Entretanto, era inevitável que, mais cedo ou mais tarde, e de tanto a esticar, Barack iria partir a «corda» da cordialidade institucional e Trump já não se sentiria obrigado a conter-se mais… e foi o que o presidente-eleito fez, ao lamentar os «depoimentos inflamatórios» e os «obstáculos» vindos da parte do seu antecessor e da sua equipa. 
A falta de dignidade demonstrada por Barack Obama nas semanas finais da sua (falhada) presidência não é perceptível apenas em palavras. É-o também em actos… e ainda na falta deles. Quando, no mesmo dia (19 de Dezembro), dois significativos atentados cometidos por terroristas islâmicos aconteceram em nações aliadas dos EUA – na Alemanha, em Berlim, um atropelamento colectivo num mercado de Natal, e na Turquia, em Ancara, o homicídio do embaixador da Rússia – ele não fez qualquer comunicação mas continuou a jogar golfe no Havai, onde já se encontrava a gozar as férias de Natal; a propósito, as do ano passado custaram aos contribuintes quase cinco milhões de dólares… e cerca de 85 milhões para o total dos oito anos. É verdade, todavia, que no caso dele a inacção foi, é, quase sempre preferível à acção, e isso permanece válido nestes derradeiros dias e semanas.
Exemplos? Continua a perdoar criminosos e/o a diminuir e/ou comutar as sentenças daqueles a um ritmo superior ao de qualquer dos seus antecessores, quebrando pelo caminho alguns (tristes) recordes… ao mesmo tempo que nomeia, para a Comissão de Direitos Civis dos EUA, Debo Adegbile, advogado que representou o «cop killer» Mumia Abu Jamal, e assim afrontando – novamente – todos os agentes da autoridade do país. Promove a intimidação e/ou o despedimento, no Departamento de Energia (e quiçá em outros organismos federais), de funcionários não entusiastas da sua ideologia, nas alegadas «alterações climáticas» e não só. Acelera o acolhimento de «refugiados», mantendo-se a verificação daqueles diminuta ou mesmo inexistente… ao mesmo tempo que ordena a eliminação de um sistema de registo dos imigrantes muçulmanos para não ser utilizado por republicanos – não, a proposta de Donald Trump não foi propriamente original…
… E, o mais grave, o mais ofensivo, autoriza que a representante do país no Conselho de Segurança da ONU se abstenha – ou seja, não use (pela primeira vez!) o direito de veto como em similares ocasiões anteriores – na votação de (mais) uma resolução contra Israel, redigida com o apoio, e se não mesmo com a colaboração, do Departamento de Estado, e assim permitindo que aquela seja aprovada e que, em consequência, a nação judaica seja condenada por, basicamente, ocupar e/ou construir, com toda a legitimidade, em territórios que são historicamente do povo hebreu há milénios… incluindo o espaço onde se situa o seu monumento mais importante, o muro remanescente do Templo de Salomão! Que dúvidas podem subsistir quanto ao anti-semitismo de Barack Obama, da actual administração e d(e quase tod)o Partido Democrata, e do concomitante favorecimento que fazem do Islão, indubitavelmente expressos, aliás, no vergonhoso discurso feito posteriormente por John Kerry como que a querer justificar o injustificável, e onde se atreveu a afirmar que, se a escolha for de apenas um Estado, «Israel pode ser judaico ou pode ser democrático, não pode ser ambos» - dir-se-ia que o ainda secretário de Estado não conhece as constituições do Afeganistão e do Iraque
Incompetência, intolerância, insegurança e traição: eis as características principais da presidência de Barack Obama na sua fase final… e também, diga-se a verdade, dos seus dois mandatos. O que só fará com que a reacção republicana, na Casa Branca e no Congresso, a partir de 20 de Janeiro de 2017, seja ainda mais rápida, mais agressiva e mais abrangente. Newt Gingrich crê que o (lamentável) legado do Sr. Hussein desaparecerá «dentro de um ano». Provavelmente, nem será preciso tanto tempo. 

Sem comentários: